quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A crise!

Pois é, a crise tem um "fim" à vista. Parece que os "Senhores do Poder" lá nos states têm a solução do problema. Os "maus" (que são os republicanos, aqueles que são aceites cá pelos europeus como os tiranos que fizeram a guerra, os partidários de Bush) fizeram um plano que consiste na injecção por parte da Reserva Federal - O Banco de Portugal lá do sítio - de uns trocos (700.000.000.000 de dólares - para terem uma ideia mais de 5300x o prémio máximo de 130 milhões do euro milhões) nos "coitadinhos de Wall Street".
Os "bons" (os do Obama, o Africano), inicialmente renitentes, até ajudaram a chumbar a coisa numa primeira fase, dizendo que se tratava de "socialismo" (que é uma espécie de crime lá no sítio) ao usar dinheiro dos "saudáveis" ricos (isto é, trabalhadores contribuintes americanos) para ajudar os "coitadinhos" pobres. Agora alegre e sorridentemente aprovaram a medida com os "maus" num acordo que se parece estranhamente (ou não?) com o primeiro (hã, final feliz, "bons e maus" todos contentes). Custa-me seriamente a compreender esta noção de socialismo! Pensava que o socialismo era dinheiro e poder ao povo? Mas estarei eu a ver mal, essas instituições que estão a ser compradas pelo estado não são privadas? Não está esse dinheirão pornográfico a ser entregue de mão beijada a senhores que não vão devolver nada a ninguém? E se depois a coisa correr mal, não será o dobro do prejuízo?
Devo ser mesmo um débil mental que não percebe nada de bolsas ou de taxas ou de juros ou de seja o que for. Uma coisa é certa, isto cheira a cocó (bem mais giro que dizer esturro, que é um lugar comum).
Tudo isto toma contornos de crueldade, principalmente se tivermos em conta os vídeos que espero que tenham paciência de ver já aqui em baixo. Isto já aconteceu antes, e várias vezes!
Pois é meus amigos, a Reserva Federal Americana tem um DONO que não é o estado. E o que é que esse dono faz? Empresta o dinheirinho ao estado a troco de juros e além disso controla o valor do mesmo! Então para quem vai o dinheirinho deste novo plano de salvação nacional (lá da nação deles) e internacional (pois é, esta coisa da globalização, isso é aquilo daqueles hippies dos protestos não é?)? Vai para os mesmos senhores que produzem o dinheiro? Para os amiguinhos deles? É que começa a parecer que a crise (estranho isto, parece que há conhecimentos, tecnologias e recursos por todo o lado mas nunca nada parece suficiente... é a crise) serve mesmo é para ganharem um euromilhoes sem dar nada à Santa Casa! Mas não, isto deve ser uma teoria delirante da conspiração!
Que mal é que tem ser ovelhinha??
Mémé!

Nota: Estes videos fazem parte de um documentário (ZEITGEIST) que está disponível por partes no youtube ou completo para download no emule ou por torrent. É verdade que não é a verdade toda mas é certamente parte dela. Bom para nos fazer pensar. Aborda vários temas, todos cheios de actualidade, desde a religião, passando pela economia e pelo World Trade Center. Aconselho a todos!



6 comentários:

Anónimo disse...

Pode ser que esta crise termine de vez com a crise de ideais. Aliás, acho que isto de ideais já nem se usa, porque o que tem estado a dar é "cada um por si e Deus (Jeová, Mestre, Guia, Alá, Buda, Iemanjá...) por todos"! Aquela m... (EUA) deveria, mesmo, cair para ver se o resto do Mundo acordava. Entretanto, vou jogar no euromilhões e partir numa Euro Space Shuttle qualquer!!

Anónimo disse...

O problema é ainda mais estranho, pois mais de metade dos representantes que chumbaram o dito plano eram republicanos... Tudo muito complicado, ninguém quer perder o seu tacho nas próximas eleições para a câmara dos representantes... E como é óbvio eles sabem bem que o povo está-se nas tintas para a banca, principalmente a banca de investimentos. Muitos já estão quase sem casa devido às cantigas dos empréstimos bancários.
Acho que, se nestas situações os bancos estavam nas tintas para os problemas das pessoas, o estado também devia estar nas tintas para os bancos.

O problema é que o sistema capitalista não morre assim. Pensa bem o que é a falência de um banco. Imagina que o teu banco, onde eventualmente terias as tuas poupanças, falia. Todo o teu dinheirinho ia, de um momento para o outro, à vida. Imagina agora bancos gigantes com milhares de contas, tudo de repente sem um tostão? Imagina ainda pior, vários bancos destes a irem à falência em todo o mundo, como teria acontecido não fossem as nacionalizações? Vários milhões de pessoas desnorteadas. Podia ser que isso acaba-se com a crise de ideais.

Concluindo, o capitalismo ao morrer deixaria um verdadeiro caos atrás de si e é por isso mesmo que acho que tal coisa nunca acontecerá.

Tirando isso, isso está bom mas é para jogar na bolsa. Se não os vences então junta-te a eles. ;)

Cumps

Miguel

LFM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ridere disse...

Sequeira, concordo com algumas coisas que dizes, mas isso não é argumento para a manutenção do sistema capitalista que já tem os dias contados! Aliás, o problema é exactamente esse, quando o sistema acabar vai haver o caos justamente porque poucos estão à espera que isso aconteça! Abraço

LFM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Oi malta..

Diz-me então Miguel..
e achas que não estava planeado aconteçerem estas nacionalizações? E grandes empresas comprarem outras a tusto de nada.. por eles estarem quase na falência?? assim como Bancos maiores terem oportunidade de comprarem bancos mais pequenos que estão na ruina??... ah poix é.. eles apenas estao a esticar o CApitalismo mais um pouco.. ESte sistema põe o ESTADO SEMPRE em Dívida e apenas GERA dinheiro para quem tem dinheiro!! Os pobres sempre pobres.. a média classe Já ERA e os Ricos mais ricos!! Normal....

E de onde vêm este tal dinheiro mágico para ajudar á crise?????? Vem do ar?? Ou será que a dívida será sempre maior.. e se isto está assim agora.. o que poderá ser melhor no futuro ?? aumentarem os salários?? ehehe..
Aconteçe é que está uma guerra iminente.. guerra ESSA que irá apagar os traços do capitalismo.. dar mais dinheiro a que já tem.. e fazer um RESET à sociedade e começar tudo de novo.. não esperem sentados..
ahah

Abraços