quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Os senhores das portagens...

Não compreendo os senhores das portagens! Não compreendo o porquê do "Bom dia", "Boa tarde", "Obrigado", já só falta o "volte sempre"! Será que eles podem estar verdadeiramente um bom dia!? Ou estarão pura e simplesmente a desejar um? Será que faz parte de ter um "bom dia" passar sistematicamente na portagem, ou apenas ter que paga-la? Ora eu acho que não, e pura e simplesmente recuso-me a participar nesta gincana de bom dia, aqui tem, obrigado, bom dia, bom dia (saltei aspas, travessões, estas últimas orações referem-se obviamente ao diálogo aceso e rico entre o "técnico operador de portagem" e eu próprio ou, se for o caso, nós próprios).
A questão é: Eles não podem estar a ter um bom dia! Passam o dia num cubículo a manipular a maquineta que imagino que têm mas que nunca vi, isto porque obviamente não sou piloto de camiões e a casota onde eles (os senhores operadores) produzem o seu ofício é demasiado alta para perceber como funciona o processo. No entanto imagino que não seja nada de mais extraordinário que uma versão básica de uma caixa de supermercado. Deve ser o maior tédio, logo depois da vida social intensa de um peixe num aquário. E para este últimos ao menos há o mito da sua memória ter apenas dois segundos de duração! O momento alto do dia é quando alguém não tem cartão multibanco e paga com uma nota! As moedas constituem um desafio menor a não ser que se lhes forneça um monte de cascalho para contarem. Ora isto não é um bom dia nem uma boa tarde, MUITO MENOS UMA BOA NOITE!
Portanto temos pelo menos: Cubículo, trabalho monótono, inexistência de desafios mentais ou outros e memória superior à dos peixes! Não será isto suficiente para eles pararem de agradecer o nosso pagamento e nos desejarem bom dia? Eles certamente não o estão a viver e o nosso certamente não estará a ser bom ou melhor por estarmos a efectivar um pagamento que obviamente não quereríamos consumar. Mais, o "saltar" de toda esta cortesia social poderia abreviar as filas e anular esta fraude.
Conclusão, VIA VERDE para todos, de preferência à borla e sem mensagens de boa viagem ou obrigado no ecrã onde aparece o preço! Sem mais delongas, e sem outro assunto me despeço cordialmente aos meus, repito, inexistentes leitores!



Nota: Senhores operadores de portagem, esta mensagem não é para vós, e caso estejais e lê-la, que fique claro que não vos odeio!

10 comentários:

Rituxa disse...

Ai primo fazes-me rir tanto!
Por acaso não concordo contigo, acho que independentemente da profissão, a partir do momento que estamos a servir alguém, devemos ser simpáticos. Nós como clientes não temos culpa que estejam enfiados naquele quadrado, aliás, têm é que agradecer por terem um emprego.
Um simples bom dia não causa filas. Quem causa filas são aqueles que chegam à portagem a dormir e contam o cascalho todo até ao último cêntimo para ver se "é desta" que esvaziam o porta moedas.
Eu sou adepta da Via Verde!!
Um beijo grande para ti :)

Anónimo disse...

Muito bem!
Estás um verdadeiro blogger!
Vou acrescentar-te à minha lista de favoritos e quiçá fazer do teu blog a minha homepage!
E nada de textos anuais, vamos lá a produzir escrita.
Beijos enormes da tua mãezinha querida.

Anónimo disse...

QUERO MAIS!!!!!
MUITO MAIS!!!!!
PARA QDO É QUE É O PRÓXIMO POST????
Beijos maninho desnaturado

Ah, pois é, já tens menos uma ou duas ou três pop tarts!!!!!!!

Se calhar já nem vale a pena vires buscá-las!!!

VEIJOS GUERDUROSOS

Anónimo disse...

Alguem me pode traduzir esse texto das portagens??A partir de hoje, cada vez que passar nas portagens,vou dizer:Olhe desculpe,"PO CARALHO" e eles vao responder o dito "OBRIGADO"!!

Anónimo disse...

Caro Joao, em primeiro lugar quero saudar-te por este teu espaço de reflexao. No entanto, no que diz respeito à crise, deves saver que tecnicamente so existem dois tipos de crise, a conjuntural e a estrutural. Neste caso, e provavelmente pela segunda vez na historia, é uma mistura. O que isto quer dizer, é que o esquema financeiro (estrutural), está irremediavelemtne quebrado. Conforme o presidente do banco central europeu disse (este nao e africano), a dita crise é uma crise de credito, e solução é proporcionar forma a quem deve, de pagar a respectiva divida. Por outro lado, é tambem uma crise conjuntural, ou seja existe um conjunto de agravantes financeiros (falta de confiança economica, falta de emprego, alta dos combustiveis fosseis, etc etc)responsaveis pela pescadinha de rabo na boca do ciclo do "nao ha trabalho logo nao ha salarios, nao ha salarios logo nao ha gastos, nao ha gastos nao ha impostos, nao ha impostos nao ha investimentos, nao ha investimentos nao ha criaçao de postos de trabalho". Mesmo no meio desta formula estao os bancos, que por sua vez financiam o esquema todo empresarial. Como ves, receio que o teu ponto de vista do "americana world" bom contra o mau... que na verdade se confundem um com o outro, nada mais é de que um copo de agua 33cl de um ocenano cheio de mares complexas.
A adicionar a isto, podes sempre tambem reflectir no novo terrorismo financeiro, baseado em milhares de individuos que passam o dia em casa a brincar com contas de investimento de 1000€, mas que na verdade a aplicação que o banco lhes disponibiliza, permite que o utilizador invista ate 50x mais o valor base de investimento, sim 50000€. Com este genero de aplicação, o Ze de 34 anos que vive com a mae, pode passar o dia em casa a especular no mercado de bens tangiveis como a moeda e o crude, de forma a especular com a abertura de mercado internacionais avidos poe estes bens. Os muitos Zé's ao final do dia sao os responsaveis pelas grandes oscilações de muitos bens de que nao dispensamos, e que ao final do mes ditam que as familias tenham ou nao dinheiro para pagar o "emprestimo".

Beijos à prima. ;)

Anónimo disse...

Gostava de saber quem é o anónimo que escreveu este último comentário! manda beijos à prima...

Anónimo disse...

Caríssimo Joao, ou ficas-te com ciúmes dos beijos nao serem para ti, ou so leste a ultima mini frase, de despedida do comentário... :D Como nao quero que fiques triste, mando tambem um abraço para ti, mas os beijos continuam a ser para a prima. Concentra-te num tema novo para o teu blog, de forma a eu comentar. ;)

Ridere disse...

Continuo sem saber quem é, mas pronto! o próximo post tá para breve! abraços anónimos!

Rituxa disse...

Atenção que a prima sou eu lolol!!!

Anónimo disse...

oh jovem que "escreveste" este blog de mto mau gosto...seca é ler realmente tudo o que escreveste..mas enfim deves ser dq pessoas que esta sp fdd com td e com a vida que n tem amigos nem vida social deve ser casa- trabalho 7 dias da semana!!!
gostava de saber que tipo de trabalho tens tu e como atendes os teus cliente. sorte tens tu em ter um emprego onde o patrao th tido o azar de te empregar.