sábado, 28 de fevereiro de 2009

Pessimismo ou realismo?




Tenho sido, constantemente, com mais ou menos razão, apelidado de pessimista e alarmista. Tanto aqui no blog, como em conversas aqui e ali.
Ontem, a fazer o habitual zapping na televisão, antes de me deitar, deparei-me com o canal "France 24". Estavam a transmitir uma espécie de debate e o título era, no mínimo, apelativo -"From global crisis to civil war". Parei logo e fiquei a ver. Julgo que os intervenientes eram macro-economistas, dois franceses e um americano.
Falava-se abertamente na crise económica, nas medidas que estavam a ser tomadas e nos seus prováveis resultados. Os três indivíduos (que não me pareceram fanáticos, nem de esquerda, nem de direita) eram mais ou menos unânimes em dizer que o sistema está falido e que as medidas que estão a ser tomadas não são mais do que "atirar gasolina para uma fogueira". Falavam, sem qualquer pudor, de caos social e ruptura total do sistema antes do fim do verão. Referiam-se às injecções de capital no sistema bancário quando falavam na dita "gasolina". E têm sido estas, e não outras verdadeiramente estruturantes, as medidas que têm sido tomadas - colocação de dinheiro novinho em folha, criado a partir do "nada" nos bancos para, dizem os nossos governantes, combater a crise.
Consideravam, como já aqui falei, de surgimento de facções de extrema-direita como resposta à crise. O governo norte-americano de Obama, de pseudo-esquerda, era sem rodeios, anunciado como completamente falhado até ao fim do ano. Aliás, este falhanço da esquerda moderada (se é que se pode chamar esquerda), irá, diziam os indivíduos, fabricar um terreno ideal para o aparecimento de uma direita muito agressiva. Que, tal como Hitler, Mussolini e Salazar, vão ser muito bem-vindos, para por a ordem no caos que, entretanto, se vai inevitavelmente instalar. Não escrevo, novamente nada de novo. Aliás, nada destas coisas que escrevo, são verdadeiramente novas. Muitos outros, como Noam Chomsky (cujos últimos livros tenho lido nas últimas semanas), o dizem e escrevem com muito mais propriedade. Mesmo assim , insisto!
Tenho, assustadoramente, visto pessoas, de todas as idades, falar abertamente e com saudosismo, sobre Oliveira Salazar e a sua saudosa (passo o pleonasmo) ditadura. Deviam ter juízo. Recordo que, em 1939, Franklin Delano Roosevelt (Presidente dos E.U.A.), considerava o Fascismo de "grande importância para o mundo". Sempre ouvi dizer que devemos ter cuidado com os nossos desejos, sob pena de se tornarem realidade.
Mas este post não é apenas um post pessimista mas realista. É também um momento para reiterar que esta crise deve servir para despertar as consciências. É a altura em que vamos, da pior maneira, ser confrontados com os podres da nossa sociedade!
É preciso criar um sistema novo. Liberal sim, mas justo! Que responsabilize as pessoas pelos seus actos. Tanto os ricos como os pobres. É preciso combater o laxismo associado por muitos à esquerda mas também é preciso impedir a selvajaria económica do "cada um por si" de direita. É preciso, mais do que tudo, trabalhar. Só com o trabalho e algum sacrifício se pode atingir seja o que for. É preciso ou mais estado, ou um estado mais forte! É preciso regular os negócios escuros, impedir a lavagem de dinheiro e a fuga aos impostos com os paraísos fiscais. É imperativo acabar com os ignóbeis lucros da banca e dos mercados bolsistas especulativos. É preciso transparência e líderes verdadeiros que não enriqueçam apenas os seus próprios bolsos com o poder.
Afinal de contas, são estas as medidas que têm que ser tomadas. É na regulação séria do sistema financeiro que podem estar as primeiras soluções. Essas regras nunca existiram, não nos iludamos!
O adiar das verdadeiras respostas, e o alienar das pessoas do seu próprio futuro, pode ter, como sempre teve, consequências gravíssimas que podem ser prevenidas.
Felizmente ou não, ontem senti-me um pouco menos sozinho...

P.S. Mas, como dizia Guevara, não acredito em "revoluções sem sangue". Os verdadeiros poderosos dificilmente abdicarão do poder apenas com cravos! [Esta foi para dar um bocadinho de razão aos que dizem que sou pessimista. Que acham que por falarmos nas coisas más, elas aparecem mais depressa.]

Aos interessados:
Encontrei os videos do debate online

http://www.france24.com/en/20090227-the-debate-from-the-crisis-to-civil-wars-1
http://www.france24.com/en/20090227-the-debate-from-the-crisis-to-civil-wars-2

8 comentários:

LFM disse...

Vejo que estás a ler desalmadamente o Chomsky. Fico contente porque fui eu que te "apresentei" essa lúcida personalidade. Já agora, lê também Ignácio Ramonet: é igualmente lúcido, ainda que menos genial. Em todo o caso, foi ele que criou a expressão "pensamento único" (que dominou a política e a economia até agora), e um dos primeiros a denunciar o perigo da globalização financeira. Além do mais, é companheiro e amigo do Chomsky.

Abraço

Luís

P.S. Se tiveres tempo, lê também John Kenneth Galbraith, um economista americano
"desalinhado". Morreu em 2006, com 97 anos. Dois anos antes, publicou um livro (curto, mas de uma perspicácia e sabedoria incomuns) chamado «A Fraude Inocente», onde critica, justamente, o sistema económico capitalista, sustentado pela gestão «em benefício próprio» das empresas.

P.S.1 E vê lá se vais dizendo alguma coisa...

Fi disse...

Hello Jonas!

Espero que esteja a correr tudo bem neste início de especialidade!
Se tiveres tempo da uma olhadela no site

http://www.graal.org.pt/Projectos/BancodeTempo.htm#objctivos

é uma ideia aliciante para quem como tu e muitos outros,defende um novo tipo de organização de sociedade

Beijinhos aos 2

Filipa

PS qualquer dia faço-vos uma visita

João Gama Marques disse...

Tanto texto, jesus...

E existe quem te leia?

Fi disse...

Hi again Jonas!

Mais notícias Zeitgeist
Podes encontrar o seguinte guia:

- THE ZEITGEIST MOVEMENT -
OBSERVATIONS AND RESPONSES
Activist Orientation Guide

No endereço:

http://www.thezeitgeistmovement.com/joomla/index.php?option=com_content&view=article&id=25&Itemid=62


Ainda não consegui ler tudo mas parece ter bastantes propostas concretas mais do que coerentes

Beijinhos

Fi

Luana disse...

Zeitgeist Addendum
CC angra dia 15 de março às 15h

achei que ias gostar de saber...

Pedro Alves disse...

Epá, tás com mais seguidores que eu... HAHAHA É merecido. Olha lá, mas tu já viste o EndGame do Alex Jones? Vai ficar tudo muito mais claro e a razão pela qual se está a fabricar uma crise de modo a implementar um sistema global totalitário. Problem-Reaction-Solution aplica-se perfeitamente neste caso. Crise fabricada, caos intalado, pânico global, Governo Big Brother vendido como a panaceia, em desespero todos abdicam da liberdade para uma vida melhor. É simples. Prever coisas más não é ser pessimista. Ser pessimista é quando se é incapaz de ver a oportunidade e a renovação que poderá acontecer de caos e destruição de muita coisa. Quando comes algo que não presta, será muito natural que o deites de novo para fora. Passa-se o mesmo, creio eu, uma purga dos demónios da psique humana. A humanidade está doente, os globulos brancos vão ter que entrar em acção e fagocitar muita porcaria que anda à solta. Ora, isto é bom. Um pouco de caos para atingir uma ordem superior. Até te digo mais, acho que isto só vai dar uma volta a sério quando os zés povinhos por esse mundo fora começarem a passar fome, muita fome, muito frio, muita doença. Só quando o sofrimento for agudo, as massas acordaram da hipnose em que vivem e então a verdadeira revolução acontecerá. Só quando a chama da humanidade se acender de novo, o povo terá força para destronar os senhores que os exploram. Até lá, a hipnose vai deixando as pessoas inertes em frente à TV. Tenta estudar a teoria dos Ciclos Sociais de P. R. Sarkar. Extremamente interessante, e explica exactamente o que se está a passar. É uma visão da macro-história muito profunda, baseando-se na psicologia profunda dos seres humanos. Também podes investigar Michael Tsarion (se tiveres acesso ao 2012 and the future of humankind, vale a pena), mas atenção, é necessária muita triagem do material dele. Ele faz uma "psicanálise" à mente das massas e ao processo de evolução da consciência baseado em conceitos de Carl Jung, como os arquétipos. Outro autor muito interessante é Stanislav Grof, co-fundador da psicologia transpessoal juntamente com Abraham Maslow (o senhor da piramide das necessidades e das Peak experience, amigo de Carl Rogers). No livro - Psicologia do Futuro, Grof tem um capitulo muito interessante em que aplica as suas descobertas da psicoterapia individual e do processo de evolução do individuo ao contexto global. É uma visão muito interessante e profunda. Explica as psicoses e doenças colectivas, a violência e mais uma série de comportamentos "primitivos" que ainda exibimos enquanto raça.
E uma vez que estás em psiquiatria, é fundamental que leias Grof. Ele é um dos psiquiatras mais interessantes que podes ler. Ele foi responsável por muitos estudos com LSD na década de 70 quando ainda era legal e se administrava indiscriminadamente a todos os pacientes psiquiátricos. Boas leituras.

Pedro Alves disse...

desculpa lá os erros ortográficos.
Sou poeta, tenho direito...

thiagomiota disse...

É uma virtude ser pessimista em nossos tempos