quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Teatrinho


Nestes últimos dias tenho lido que estas medidas de austeridade deviam ter sido tomadas mais cedo. Quem defende esta perspectiva - os partidos da oposição - paradoxalmente atacam o OE como se fosse a coisa mais ruinosa já alguma vez criada.
Como é que uma medida que está atrasada, e que supostamente deveria ter sido tomada já no início deste ano, pode ser ao mesmo tempo a coisa mais ruinosa que nos aconteceu nos últimos 30 anos? Não sei, e eles provavelmente também não!
O que obviamente interessa é conseguir criticar por todos os ângulos (inclusivamente o morto), as medidas do partido que está no poder.
E porquê? Essa até eu sei. (Estou a gostar particularmente de enveredar por este monólogo, onde faço as perguntas e dou as repostas).
Os tipos que não tiveram cruzes nos boletins suficientes para poderem tomar as medidas que agora criticam, têm de fazer qualquer coisa para se distanciar das cruéis decisões que tomariam se fossem eles a mandar. Desta maneira, esperam aproximar-se do seu principal objectivo - o poder. Entre os objectivos secundários estão incluídos o fim da fome em África e a criação de um centro para estrupiados do ultramar.
Podiam ter escolhido cantar ou dançar, que além de ser mais original, era, sem dúvida, muito mais divertido. Para mal dos nossos pecados, escolheram a corrente mexicana de ficção para telenovelas como inspiração.
Claro que acho um pouco estranho que as pessoas se continuem a deixar embalar por estas distrações (recuso-me a dizer fait-divers) confeccionadas para nós. No entanto, o sucesso das adaptações de telenovelas sul-americanas na TVI mostra que quem não está no espírito certo sou eu.
Qual será o próximo episódio? Será que vai haver casamento? Interessa pouco, já sabemos todos como é que vai acabar!

3 comentários:

Daniela Silveira disse...

Já ninguém vai nesta novela...mas o certo é que todos pagamos por ela.
As pessoas estão cansadas dos nossos políticos e suas políticas, mas no entanto não sabem o que fazer para dar outro rumo ao próximo episódio.
Como espectadora atenta que sou, também já não sei que medidas poderiam ser tomadas, não para a economia do país mas para por a andar aquela escória que se encontra na nossa tão "querida" assembleia da Républica.
As medidas se serão benéficas a longo prazo para o país, tenho as minhas dúvidas. Mas que são benéficas para as classes mais altas deste país aí ninguém duvida.

Ridere disse...

Sabe melhor escrever qdo o pessoal comenta qualquer coisa!!! :) :) :)

Luísa Benevides disse...

Aos "nossos" políticos falta-lhes ideologia!
Eles já não governam, nem fazem oposiçao, simplesmente regateiam o país como se de um leilão se tratasse!
Alguns dos jovens portugueses, que poderiam dar a volta ao sistema, perderam-se na luta individualista das notas para entrar na faculdade e tirar o curso que lhes vai dar melhor emprego e mais prestígio. Outros perderam-se nos copos e nas noitadas pouco profícuas. Outros há, ainda, que simplesmente andaram sempre perdidos.
Problemas políticos, económicos e sociais?! Não são a sua preocupação, nem gostam de política...
A não ser que agora, que as mesadas e os subsídios vão começar a ser menores e as despesas maiores, percebam que existe um mundo para além dos seus umbigos e abram os olhos!
Sejam os jovens adultos portadores da mudança!!! Refresquem este País!