sábado, 12 de março de 2011

A luta continua


Adicionar imagem

Ontem foi o dia em que largas dezenas de milhares de pessoas, se levantaram finalmente contra a opressão. Esperemos que tenha sido o primeiro grito de uma revolta que há-de mudar o nosso futuro, para melhor!
Ao contrário do que os funcionários da imprensa doutrinária apregoavam, a poucas horas do início do protesto na Praça do Marquês de Pombal em Lisboa, não foram centenas de pessoas que se manifestaram - foi uma coluna imensa de gente que se estendeu do Marquês aos Restauradores!
Acima de tudo, penso que as pessoas, inspiradas pelas revoltas no norte de África, perceberam uma vez mais, que o povo tem o poder todo, e que só nos escravizarão até onde nós deixarmos.
Feliz ou infelizmente, nós em vez de um tirano no poder - como o Khadafi ou o Mubarak - temos uma núvem pseudo-divina que paira sobre nós e que nos diz os sacrifícios que temos de fazer. Estamos de tal maneira bem controlados, que é difícil saber quem queremos depor, contra quem exactamente nos queremos revoltar.
Antigamente, quando governavam os reis absolutos, cujo poder emanava directamente de Deus, o povo aceitava sem reclamar. Hoje, o poder emana de conceitos financeiros incompreensíveis (como aliás se pretende que sejam), como o défice, o PIB, os juros e os mercados, que em nada reflectem o nosso bem-estar. O medo dos mercados, paira sobre nós como o medo do castigo divino pairava sobre os nossos antecessores. O que vem aí é o castigo do FMI! Como é que tão rapidamente voltámos aos dogmas, inquestionáveis por natureza? Seremos estúpidos? Uma boa parte de mim quer acreditar que a manifestação de hoje mostrou que não!
Estamos todos fartos que o Estado contraia dívidas a um ritmo descontrolado. Eles nunca deixaram de viver acima das suas possibilidades - não é isso que me incomoda. O que me incomoda é que vivam acima das possibilidades do povo!
Para que é que queremos ir financiar-nos ao estrangeiro? Porque é que queremos pedir dinheiro emprestado? Depois ainda lhe chamam vender dívida pública!!! A única coisa que estão a vender é o futuro das futuras gerações!
Neste momento, o Estado só me faz lembrar aquela família que continua a viver como se nada fosse, recorrendo sistematicamente à CETELEM, contraindo novos empréstimos para pagar os anteriores! Se isso é estúpido para uma família, porque é que é "a única maneira de financiar" o estado??? Hipotecam-nos o futuro!
Obviamente queremos - ou deveríamos querer todos - revoltar-nos contra este sistema que faz da dívida a nossa grilheta. Queremos revoltar-nos contra a promiscuidade entre os políticos e os banqueiros! Não acham estranho que o crescimento tenha de vir da dívida, e que os únicos que parecem de facto crescer são aqueles que emprestam dinheiro? Chamam a isto financiamento. Convenhamos que está bem esgalhado!
Sem dúvida que muitas pessoas, talvez pequem por serem pouco empreendedoras, ou por terem cursos superiores e não dominarem qualquer profissão. Mas e os reformados, os velhos e os doentes? Não trabalharam já? Não terão também direitos? Onde está a justiça quando salvam os bancos e deixam morrer os pobres e os estropiados? Que negócio é esse, que a bem de todos tem de ser salvo pelo sacrifício de todos? O dinheiro não evaporou... Ou evaporou?
E o Estado e os seus políticos/governantes, não têm nenhuma responsabilidade na formação destas pessoas licenciadas cujos conhecimentos são insuficientes ou desfasados da realidade?
A revolta de hoje - espero eu - terá sido o início do fim do sistema que nos oprime a todos, e que impede que o desenvolvimento científico brutal que ocorreu nos últimos 80 anos seja transformado em qualidade de vida. De que serviram tantos avanços, se ao fim de quase quarenta anos de democracia em Portugal, a maior parte da população pouco mais tem do que para comer?
O protesto de hoje, para o bem ou para o mal, está condenado a não ter sido o último, pois o crescimento prometido não está para breve...
Ainda nem sequer pagámos a dívida!

Sem comentários: