terça-feira, 21 de outubro de 2008

Arrogância



É com muita alegria e uma pitada de orgulho que vejo que o meu blog já foi visitado uma centena de vezes desde a introdução do último post. Além disso, é também motivo de satisfação para mim que este espaço se tenha tornado, muito à custa do último artigo, um espaço de debate de ideias (de uma forma mais ou menos própria).
Desde a criação deste blog recebi muitos elogios, uns por escrito aqui mesmo, outros por mail ou de viva voz. No entanto, não posso deixar de assumir que muitas pessoas acharam a minha escrita arrogante, umas na forma, outras no conteúdo.
Desde miúdo que sou acusado de arrogância, desde os professores na escola passando pelos meus amigos e até muitas vezes pela minha própria família. Seria uma espécie de autismo, patologia de que julgo não padecer, não admitir que se tanta gente fala nisso é porque alguma razão devem ter.
Mais do que desculpar-me pretendo melhorar, já que na grande maioria das vezes não sou sou arrogante premeditadamente. Dir-se-á que não é defeito, é feitio - ora porque a ironia é peça fundamental da minha maneira de ser, de escrever e do meu sentido de humor ora porque a confiança brutal que deponho nas minhas ideias e ideologias me fazem inconscientemente ridicularizar as ideias de outros.
Aos que se sentiram ofendidos ou de qualquer forma diminuídos por algo que escrevi (espero que não sejam muitos) peço desculpa e espero que não se coíbam de continuar a ler o que escrevo, pois no mínimo a discussão e a crítica fortalecem os argumentos de quem debate.
Prometo diminuir a minha arrogância na perspectiva de ser mais fácil transmitir as minhas ideias ao invés de afastar as pessoas logo nas primeiras linhas, acabar com ela é certamente impossível!

Abraços para todos e mais uma vez obrigado, tenho cada vez mais vontade de continuar!

3 comentários:

Luísa Benevides disse...

Sim, senhor! Gostei de ler que estás a saber balancear a arrogância com a humildade, desde que não se torne uma obsessão e comeces a preocupar-te mais com a forma do que com o conteúdo.
Força na escrita e no pensamento!
Beijos.

Luísa Benevides disse...

Uau!
Já tens 180 visitas, uma das conclusões que se pode tirar é que há muito curioso a querer saber o que andas a escrever.
Continua!
Beijocas

Rituxa disse...

Primo, inspira-te e escreve sobre aquele nosso tema (que falamos ontem)....
Beijinhossssssssssss