quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Chega!!



Chega de merdas! Chega de fascismo, chega de capitalismo, chega de escravatura. Chega de engravatados, chega de corrupção!
Estou pelos cabelos com esta história da "CRISE", que não existe e explico porquê!
É a hora da revolução, a escravatura não foi abolida por ignorantes e preguiçosos, o 25 de Abril não foi feito por parolos e desinteressados. Todas as revoluções exigem esforço, dedicação, nunca alienação (que é o que os que dizem que política não é para eles fazem)!
Alguns perguntarão porque falo de escravatura. E eu respondo - Porque há milhões de pessoas (em Portugal e no mundo) que trabalham dias inteiros por um salário que não é suficiente para sustentar as suas famílias nem as suas casas, caladas sob pena de serem despedidas e trocadas por outro que será ainda mais escravo do que elas. (E não, não admito que digam que são escravos é dos empréstimos dos "plasmas", "lcd's" e porque ninguém quer trabalhar - essas pessoas existem mas se olharmos bem têm uma importância irrisória em relação aos que vivem na verdadeira miséria, além do mais o recurso ao crédito é incentivado pelo governo e pela sociedade e é para a maioria a única maneira de ter seja o que for; por favor não me venham com as ínfimas pessoas que sem razão recebem o rendimento mínimo). Ao menos os verdadeiros escravos sabiam que o eram, o grave é que hoje em dia as pessoas estão resignadas e não se sentem. Acham que é da crise. Os sistemas antigos de subjugação de humanos com a violência estão ultrapassados, fazer as pessoas acreditar que são livres é agora o novo paradigma da manipulação das massas.
Mas qual crise? A tecnologia supera largamente toda a que já existiu, a capacidade humana é maior que nunca. Porque é que o progresso nunca chega ao povo. PORQUE É QUE O POVO NUNCA TEM PODER (NÃO É ESSE SEMPRE O PROBLEMA??)?
Já pensaram porque ainda usamos tecnologias obsoletas como os carros a gasolina, os raio-x ou telemóveis do século passado? Porque ao invés dos novos avanços serem imediatamente disponibilizados à população são escoados a conta-gotas primeiro a preços elevados e só quando já estão novamente obsoletos atingem o povo. Porque se gastam recursos e mão-de-obra a construir coisas ultrapassadas? Porque não se investe apenas em tecnologia moderna como ressonância magnéticas ou energias alternativas (exemplo paradigmático em que a tecnologia já existe, é eficaz e abundante mas apenas pela necessidade do lucro não é utilizada). PORQUE É QUE SE PERDE ESSE TEMPO? - A resposta é simples - Graças ao fenómeno de "escassez" artificial em que os produtos são escoados lentamente forma a produzirem o lucro máximo.
Para os que dizem que a competição é a única via para atingir a evolução eu pergunto - Se é assim, porque é que este sistema económico e financeiro atrasa a instalação de novas tecnologias em vez de as implementar imediatamente, já pensaram se todas as fábricas de automóveis fabricassem apenas o melhor carro, o mais seguro, o melhor para o ambiente? Sabiam que já há tecnologia no mundo para impedir os acidentes de viação?
Para os que dizem que se todos tivessem acesso a tudo o que há de melhor ninguém trabalhava eu respondo antes mesmo de me fazerem a pergunta - Se hoje em dia se trabalha a troco de prejuízo porque não há nem dinheiro para comer ou para pagar a casa, porque é que não se havia de trabalhar se isso desse acesso ao que há de bom e de melhor?
Para os que mesmo assim afirmam que é a competição e o lucro que permite desenvolvimento tecnológico eu remato - Que eu saiba os maiores cientistas como Einstein não faziam ciência pelo lucro, sim movidos por uma curiosidade extraordinária que só alguns possuem e pela necessidade inata de saber mais.
Chega de resignação, chega de dizer que sempre foi assim e sempre será assim! Se as pessoas pensassem assim quando se percebeu que a terra era redonda ou quando se aboliu a escravatura acham que tinha havido alguma revolução social ou de ideias? Acham que alegar experiências falhadas de socialismo ou de outro qualquer sistema político é motivo suficiente para dizer que este actual sistema para sempre durará e que é o único que funciona? Eu pergunto se Flemming terá inventado a Penicilina à primeira ou se Bell terá desistido à primeira antes de inventar o telefone, não!
Para os teimosos que continuarem a dizer que numa sociedade igual para todos em que todos têm acesso a tudo existirão ainda empregos que ninguém quer fazer. Eu respondo, se hoje em dia uns gostam de estudar, outros gostam de trabalhos físicos e outros querem fazer seja o que for que os permita ter uma vida tranquila e sobreviver, porque é que noutro modelo de sociedade isso não aconteceria?
É nesta altura em que a insatisfação e o desespero começam a assolar todas as pessoas que importa agir, é importante que todos se informem e é importante que todos lutem pela manutenção dos direitos que já temos e da criação de outros que importa ter, é a hora da revolução.
Temos que compreender o sistema capitalista, temos que perceber porque é que existe a economia e porque os nossos "chefes" falam em salva-la ao invés de ajudar o povo. Porque crescem as taxas de juro, os défices as inflações e nunca os salários. É preciso saber o que é isto do sistema bancário. Porque diminuem as classes médias por todo o lado e porque aumentam as pessoas no limiar da pobreza e da miséria por todo o mundo!
É mandatório a todos os que se dizem de bem que vejam estes dois documentários para os quais deixo o link abaixo (já falei deles anteriormente, existem por torrent no mininova e no btnext ou para visualização directa no google e no youtube) - "Zeitgeist, the movie" e "Zeitgeist Addendum". Não há tempo para o "não tenho tempo", numa altura em que "informação é poder" é importante estar informado para sabermos o que pensar e como agir! Nenhum deles é maçador, do início ao fim somos brindados com factos e perspectivas absolutamente novas e interessantes.

Abraços revolucionários para todos!


ZEITGEIST - THE MOVIE (2007)


"ZEITGEIST ADDENDUM"

29 comentários:

Anónimo disse...

Hasta la victoria siempre!!!

Anónimo disse...

Muito bem Jonny Boy ! :)

Mista Nash

Luísa Benevides disse...

Filhote,
A nossa sociedade está, mesmo, a precisar de jovens enérgicos e convictos dos seus ideais como tu. Um dia disse-te (não sei se te lembras, mas foi por causa dum problema que houve na faculdade e que deu lugar a um plenário) que deves, sempre, defender o que pensas e mobilizar todos os que puderes e conseguires. Mas NUNCA desrespeites, nem desprezes quem discordar da tua opinião.
Não te esqueças que arrogância, só a q.b., em demasia cria anti-corpos e perdes credibilidade.
Tu chegas lá, afinal és um espírito livre!!!!
OK! Conselhos de mãe-galinha!!!

Ridere disse...

Pois é mãe, por vezes deixo-me levar pelo entusiasmo!
Peço desculpa pela arrogância, não és a primeira pessoa que me faz esse reparo.
Beijinhos

Ridere disse...

Mais, não odeio pessoas, odeio algumas ideias.
Acho que tens razão.
Por isso fiz uma pequena correcção no post, que agora exprime mais o que penso do que o que sinto.

Beijos

Anónimo disse...

John:
Devias passear mais vezes ao ar livre e esquecer que a crise existe,porque afinal a crise sempre existiu e sempre vai existir.Ñao podes fazer nada contra isso a ñao ser que comeces trabalhar de borla para ajudar a comunidade!!
Abraços meu "camarada"
Fred

Anónimo disse...

O meu post foi referente ao post CRISE!!!

Fred

Anónimo disse...

Caríssimo Joao, desde já desejo de melhoras, pelos visto ainda não conseguiste, sair do "bloqueio" mental.
Ainda sobre o tema anterior, a conversa com o teu colega e no final do blog o comentário à própria à mãe, fico com a sensação que este ultimo texto se trata de um cenário "afinal o chupa e meu, nha nha nha". Mas afinal vejamos... Será que as nacionalizações das entidades bancárias em diversos países, estarão a ser feitas com o mesmo método e finalidade com que os países comunistas o fizeram? Não será o intuito destas nacionalizações de entidades bancárias, suportar a continuidade da liberdade das pessoas que nestes tem as suas poupanças? Permitindo que estas possam usar o seu dinheiro para continuar a garantir a sua sobrevivência e o bem-estar das suas famílias? Não terá sido a forma de inverter o ciclo de falta de investimento, para que as pessoas possam a usufruir do trabalho gerado pelo investimento? Será que só lês os títulos das notícias? Caso contrário saberias que o governo Norte-americano comprou a maioria da AIG a um preço por acção infimamente inferior ao valor de mercado, com isto salvando não só esta empresa como milhares de outras pendentes desta, dezenas de milhar de postos de trabalho, poupanças reforma de muitos como nós, e ainda pode vender a participação a médio prazo podendo fazer lucro incalculável. Por falar em lucro, neste negócio da AIG, o dinheiro injectado foi contraído com empréstimo junto da reserva norte americana, com juros que revertem novamente ao estado. Como é que se pode comparar as nacionalizações feitas por regimes comunistas com as que sucedem hoje… ou conforme esta mais que visto e desmascarado, para controlar e inibir o crescimento, enriquecendo quem esta no estado e empobrecendo para quem para ele trabalha? O comunismo é ideia nobre, mas que posta na prática não funciona, vê o caso de Cuba, um povo parte com muita formação, parte sem formação alguma, e todo na miséria, para que um consiga fazer birra ao ocidente. Ou acreditas mesmo que os 100 cubanos que se metem em barcos com lotação para 10 a caminho dos EUA, não estão a tentar fugir mas sim tentar entrar para o Guinness ao quebrar o recorde do mundo de lotação neste tipo de embarcação? O caso da Venezuela, onde só uma vez por mês se pode encontrar leite nos mercados porque o regime entregou as cooperativas aos pobres, que não sabem sequer o que fazer com as vacas. Milhares de pessoas perderam o seu trabalho, e sua forma de sustento lançando o caos num pais onde há falta de tudo, menos dinheiro vindo do petróleo para sustentar as festas coagidas do Hugo Chaves e as ofertas de aviões a Fidel. Não me parece que esta crise do mundo “capitalista” tenha devolvido bem-estar e qualidade de vida a todos os que estão a passar mal nos regimes “comunistas”. De que se riem Fidel e Chavez? Da fome e desastre das famílias atingidas por esta crise? Ou da pobreza, da fome, da falta de liberdade e bem-estar de Cuba e da Venezuela? A mim não me faz rir… entristecesse-me, independentemente da cor de cada um, religião ou ideologia política.
Quanto ao novo tema, espero que saias rápido deste bloqueio mental que estas a atravessar, e que em breve escrevas sobre questões com maior reflexão. Lembra-te que para melhor reflectir devemos ver e ouvir todos os pontos de vista, e opiniões de outros. PS: Acho que já vi na TV Al Jazira um terrorista qualquer com um lança granadas em punho, a ler um comunicado em árabe com um texto parecido do teu último tema… Acho que o individuo acreditava que se se fize-se explodir dentro de um autocarro com 50 crianças “capitalistas”, teria mil virgens a espera dele na próxima vida, numa ilha qualquer perto da Jamaica. Abraço deste teu grande amigo, e mais beijinhos a prima.

Ridere disse...

Caro anónimo, essa tua insistência em comentar o meu blog sem deixar cá o nome a mim não me diz nada, na verdade começa a irritar-me.
Quanto às medidas pseudo-comunistas que falei no outro post, falei sobre elas com ironia. É óbvio que comprar acções não é o mesmo que nacionalizar, e é ainda mais óbvio que não são medidas comunistas. Talvez tenhas compreendido mal.
Em relação ao dinheiro injectado estás claramente mal informado e a arrogância com que escreves revela talvez também da tua parte um bloqueio mental, já deverias saber que a reserva federal americana é uma corporação privada e os juros que virão do dinheiro criado do nada (o dinheiro injectado) reverterá para um número reduzido fulanos (a reserva federal é, como já disse alguém, tão federal como a "federal express"). Talvez não te fizesse mal ver os documentários que sugiro no post. São bons não só para pessoas com ideias de esquerda e mesmo não contendo toda a verdade oferecem um ponto de vista novo para quase todos.
Essa ideia de que a AIG vai ainda dar lucro aos EUA vai, na minha opinião, ficar na história como um dos maiores roubos já alguma vez feitos ao povo norte-americano - então o preço das acções de uma empresa falida (ou que ia falir no dia seguinte por má gestão) não é mesmo suposto ser baixo??? Mais, medidas como estas, podem eventualmente salvar as economias das pessoas a curto prazo mas vendo a conjuntura só servem para perpetuar um sistema esgotado e viciado.
Quanto a Fidel e Chavez estarão certamente a rir pois o capitalismo que tanto odeiam está a ruir, e com ele vão ruir as poupanças e seguros e todas as coisas de toda a gente, salvo os senhores magnatas donos dos bancos, cujas fortunas continuarão a enriquecer (talvez desconheças que 25 dos 50 países mais ricos são corporações privadas - obviamente não países; e que 1% do dinheirinho que foi criado/injectado servia para matar a fome no mundo).
Gostaria também de saber onde obtiveste essas magníficas informações sobre cuba e a venezuela, tal a propriedade com que anuncias esses factos. Achas então que o dinheiro daqueles estados deveria continuar a ir todo para a United Fruit e Texaco??
Dentro de muito pouco tempo terás a oportunidade de viver aqui mesmo no nosso humilde país uma crise bem maior do que a que se vive em alguns países da américa do sul (ou já não te lembras da greve dos camionistas) e quero ver se ainda alguém se vai lembrar de ter pena dos estados comunistas da américa do sul.
Mais do que contra a direita ou centro ou seja que lado for sou contra o amen ao sistema instituído que no último século não tem feito outra coisa senão aumentar o número de pobres e explorados no mundo.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Caro Joao, não estou surpreendido por te sentires irritado. Claramente não leste o comentário ate ao fim, sobretudo a parte de ouvir (ler neste caso) as opiniões dos outros. Alem de que o blog tem como sufixo “gargalhadas”, tentei dar um pouco de humor brincando com um dos temas “bloqueio” com o tom de escrita do ultimo tema, ao bom nível da alcaeda (pegar fogo a tudo para mudar) Escreves que estou enganado, mas não mencionas onde, na verdade confirmas o que escrevi sobre o AIG. Quanto aos lucros, o procedimento está escrito, se não cumprirem cabe ao "povo" contribuinte norte-americano protestar o sucedido. A reserva federal norte-americana, existe, e sim alem de norte-americana toma proporções macro financeiras de referência mundial. O que sei sobre a Venezuela, muito mais do que poderá ser escrito neste pequeno rectângulo, factos só ao alcance de quem tem lá diversos familiares hoje como eu. Com tudo que já estava mal, agora esta pior, a miséria continua a haver só que multiplicada. É claro que querias dizer que a Texaco deixou de receber o lucro da exploração dos poços de petróleo para ser o povo Venezuelano, mas infelizmente não é essa verdade, os petrodolars estão directamente a ser aplicados em armamento e forças de controlo interno para que quem faça frente a Chavez seja completamente “aniquilado” (palavras do próprio Chavez depois do referendo que perdeu). E de vez em quando sobra uns “trocos” para dar aviões a chefes de estado amigos. Isto vindo de um pais que tem tantos problemas internos a começar com a pobreza e com a fome, obviamente onde os recursos financeiros do pais gerido por Chavez não chega. Também li o mesmo sobre o dinheiro injectado poderia erradicar a fome mundial, mas não era 1%, mas sim na sua totalidade. Atenção que a erradicação, compreende-se com dotar os países com fome com meios de auto-subsistência alimentar para que não voltem a ter falta de alimentos, e não acabar com a fome momentaneamente. Greve dos camionistas? Mas a greve que houve a pouco tempo, onde todos os camionistas participaram, foi uma greve onde só as grandes empresas ganharam, uma greve onde os pequenos camionistas foram apanhados de surpresa quando as grandes empresas negociaram com o estado o que quiseram e depois desmobilizaram. Greve devia-mos todos nos fazer quando os preços dos combustíveis fosseis não baixam com a mesma proporção que foram aumentados em relação ao preço do light crude, quando dão oportunidade às autarquias de praticar taxas elevadíssimas de IMI para sustentar o seu profundo endividamento, quando se pratica taxas de IVA mais elevadas do que nos supostos países com maior rendimento per capita, quando se baixa o IRC para quase 50% (em alguns casos) e o IRS que mexe directamente com os bolsos das pessoas não, com o facto de pagarmos IVA sobre IA, e o governo Portugues ainda gozar com a questão e com os tribunais europeus que o condenaram, e muito mais… basta olhar a volta. A corrupção é a fonte de todos os males, no nosso sistema ou em qualquer outro. O diálogo deve sempre ser bidireccional, caso contrário torna-se um nonologo, temos que saber respeitar os pontos de vista dos outros, mesmo quando não concordamos, só assim podemos refinar as nossas opiniões e reflexões. Mais um abraço, por hoje não tens direito a mais nenhum . ;)

Ridere disse...

Talvez devesses ver o "The revolution will not be televized" no que diz respeito à Venezuela. Não é meu objectivo canonizar ninguém, nem mesmo Chávez ou Fidel cuja ideologia obviamente estimo.
Desconfio que a "liberdade" na Europa e EUA é apenas uma ilusão.
Tenho muito gosto em dialogar com seja quem for excepto com quem recusa a dar a cara, neste caso o nome. Senão em público pelo menos por mail.
Quanto à AIG depreendo que estou a escrever em árabe.
Concordo contigo no que diz respeito à corrupção, que não será menor em qualquer sistema só por ser de esquerda. Talvez para compreenderes algo mais sobre a actual corrupção te devesses informar sobre o "fractional reserve banking" praticado pela RFAmericana e por outros bancos como o BCE.
Não tenho medo de mudar de opinião, já o fiz várias vezes nos últimos anos e considero-o sinal de inteligência conforme fui ensinado pela minha mãe!
Questiúnculas como as dos impostos que falaste podem ser importantes mas desviam-te do "big picture" de que estou a tentar falar.
Quanto à greve, o tempo que será curto vai confirmar que tenho razão. Falo de uma greve geral, falo de uma crise que vai passar dos números às pessoas. A parte dos camionistas foi só uma pequena amostra do que pode vir a acontecer (falo de falta de comida nos supermercados e gasolina nas estações de serviço) Talvez te lembres de vir cá comentar quando tal suceder.
Agradeço-te que te identifiques se voltares a comentar qualquer coisa no meu blog. É injusto saberes quem sou e eu não saber quem tu és e não tenho vontade de continuar a escrever-te nestes modos.

Ridere disse...

PS Apesar de tudo isto fico honrado por quaisquer comentários e agradeço a paciência para ler o que escrevo.

Anónimo disse...

Uau! Este blog é um verdadeiro tributo à arrogância humana.

A começar pelo próprio tom de escrita que mais finalidade não tem que desprezar qualquer opinião contrária logo de início. Se o teu objectivo é mudar as ideias das pessoas certamente que não é assim que o vais conseguir. Marx e Engels , no seu Manifesto, ficou imensamente atrás de ti no que toca a arrogância ou preponderância.

Depois vem os supostamente fantásticos documentários. Apesar de já ter conhecimento destes comentários, nunca tinha tido qualquer interesse em vê-lhos pois a moda das teorias das conspirações pouco me têm a dizer. A meu ver este tipo de documentário é extremamente perigoso pois pega em informações que de certo modo são verdadeiras e apresenta as de tal modo enviesado que não há espaço para a opinião pessoal. Mas depois de tanto floreado e de tanta promessa de revelações surpreendentes lá me dispus a perder 4 horas a ver os ditos documentários. Os dois Zeitgeist seguem à letra o protocolo das Teorias de Conspiração. Começam com uma mensagem de que ninguém pode ser contra seguido de um violento jogo cores e sons. Após os primeiros minutos já estamos de tal modo emocionados com a “causa” que já estamos prontos a receber qualquer ideia de braços abertos. Quando a ideia finalmente aparece, esta é apresentada com uma voz de tal modo convicta e com imagens tão violentas (pessoalmente adoro o “debt=slavery” sobre ecrã preto) que só nos resta dizer Uau!. Arrisco a afirmar que o realizador, que responde pelo pseudónimo de Peter Joseph, dava um excelente publicitário. Só o facto de ninguém saber quem é o homem por detrás do pseudónimo (supostamente James Coyman) deixam-me profundamente intrigado. Como é que um homem, que com uma voz tão firme e convicta, não se apresenta publicamente a advogar a sua mensagem? Mais intrigante ainda é porque raio escolheu um pseudónimo composto de dois nomes bíblicos. É fantástico de como o documentário mais visto nos últimos tempos (segundo o google e o youtube) o realizador seja um fantasma desconhecido. Imagino que este tipo de fama se traduza em dólares e de como a acção de um Zeitgeistiano mais arrojado se traduza imediatamente num zero extra na conta do senhor Joseph.

Após este breve discurso acerca da minha opinião das teorias de conspiração suponho que estejas a pensar que não acredito em piva do que vi no Zeitgeist. Isso não é verdade. Antes de mais, a ideia de original não tem nada. Toda a ideia subjacente ao dito comentário, de que o sistema de dinheiro fictício leva à escravatura, é uma ideia que remota às primeiras lutas entres os primeiros comunistas e os então chamados burgueses hoje chamados de capitalistas. O Manifesto Comunista foi escrito em 1848 e explica escravatura e aparente liberdade capitalista e de modo muito mais eloquente e sério do que qualquer documentário conspirador que possa ter sido realizado. Mais importante ainda todo o documento é escrito de uma forma sóbria, sem arrogância e ao mesmo tempo imponente. Tudo coisas que faltam no Zeitgeist. De sóbrio não tem nada pelas razões apresentadas no parágrafo anterior. Quando à arrogância no Zeitgeist é sem comentários. Não é de admirar que o Manifesto Comunista e o Capital, escritos à mais de 150 anos, ainda hoje movam massas e que o Zeitgeist, apesar de ser o grande vencedor do género, daqui a uma década já ninguém se lembre.

Também as jogadas do FMI para por países sobre controlo americano não tem nada de novo. Mas quando a isso não te preocupes que o documentário está um pouco desactualizado. O FMI começou a morrer devido às acções verdadeiramente heróicas dos argentinos na década passada. Os assassinatos presidenciais também não tem nada de novo.

Resumindo, os documentários são a meu ver bastante desprezáveis e extremamente perigosos. Quando há ideia de escravatura económica concordo plenamente. Contudo à que perceber que o capitalismo teve um papel importante em termos históricos e que não foi só mau. A minha opinião acerca do capitalismo é dita na perfeição pelo historiador R.W. Postgate (1920) num comentário ao Manifesto Comunista: “(...) It showed the bourgeoisie to be, not an aggregation of monsters, but a class produced by historical necessity and doomed in time to make way for the proletariat; it showed capitalism, not as the reign of Anti-Christ, but as the loosening of gigantic forces which would in time lead to Communism. (...)”.

Por fim, voltando ao tema da arrogância no blog, à que referir os comentários que, não raras as vezes, desprezam as leis mais básicas da argumentação partindo imediatamente para um ataque ao argumentador em vez do argumento. A coisa já está de tal modo que até já se adopta o anonimato para ter se mais liberdade de insulto sem correr perigos.

Falando do meu caso, confesso que, depois da resposta ao meu único comentário, fiquei de certo modo intimidado com a excelência intelectual presente neste blog. Logo de início fazem-me ver a necessidade de ter umas aulas antes de participar. Como ainda não recebi estas aulas, estou perfeitamente ciente da humilhação que mais uma vez corro ao participar neste blog.

Gostaria ainda de dizer umas coisas acerca dos tão balados casos de Cuba e da Venezuela mas como isso já vai longo fica para a próxima.

Talvez seja importante frisar, para o caso de não dares por isso ;), que a critica que faço é construtiva e espero que não te ofendas.

Abraço,

Miguel

Ridere disse...

Caro Miguel,

É com muito gosto que vejo que tens paciência para ler e responder ao que escrevo.
Tal como a minha mãe escreveu num dos 1ºs comentários a este post, talvez tenhas razão em relação à arrogância que pautou a minha escrita. (acredita, já o amenizei, o 1º acho q estava pior, se é q é possível) Além disso o meu objectivo não é só mudar as opiniões das pessoas, escrevi este post sob a forma de um desabafo contra as "verdades" instituídas e ele é tão enviesado como uma opinião pode ser.
Quanto ao zeitgeist várias vezes escrevi aqui neste mesmo blog que não considero que ele transmita a verdade toda. No entanto, considero que é uma visão diferente do "main stream", de fácil acesso e por isso importante para todos verem. Sabes tão bem quanto eu que para muitos será informação totalmente nova. Além disso não percebi porque insistes na não novidade se isso vem várias vezes referido no mesmo documentário. Acerca dos lucros do senhor peter joseph tb tenho algumas dúvidas, mas a verdade é q o documentário foi disponibilizado gratuitamente desde o primeiro dia. Além disso fui confirmar todos argumentos como o da religião, reserva federal e 11 de setembro à net. Tudo verdade, nomeadamente as divindades com as mesmas características, todo o processo referente à formação de dinheiro nos bancos centrais e as dúvidas qto ao 11 de setembro que aliás são motivo de vários outros documentários e movimentos pelos estados unidos.

Não tenhas por favor medo de continuar a comentar, mais do que tudo começa a ser importante para mim que este blog se tenha tornado um espaço de debate de ideias. Sabes bem que valorizo a tua opinião tal como a tua inteligência, muitas vezes já discordámos e continuaremos a discordar e a assim a fortalecer os nossos argumentos.

Luísa Benevides disse...

Caro(a) Sr(a) Anónimo(a)
Não sei se alguma vez teve mãe porque, se a teve, ela deveria tê-lo(a) ensinado que não se entra num "debate" ou "troca de ideias" de cara tapada (neste caso anónimo(a)). Você fala de arrogância com tanta propriedade e depois mascara-se atrás de "um sem nome", garanto-lhe que perde credibilidade, mesmo tendo alguns laivos de razão.
Não estou aqui para defender o meu filhinho querido nem para pregar moral, mas comparar o que ele denuncia e/ou acredita a um comunicado da Al Jazeera é no mínimo de muito mau gosto, a menos que você, que aparece na qualidade de “cara tapada” se reveja!
Olhe, eu, no lugar dele, sei bem o que faria aos seus comentários…

PS. Você deveria reler o que escreve para, no mínimo, evitar os erros ortográficos e de pontuação!

Ridere disse...

Aos interessados:
A parte inicial do "Zeitgeist Addendum" trata do processo de formação de dinheiro num sistema monetário fraccionado. Achei a parte em que se passa do 10.000.000 para 19.000.000 e após vários consecutivos empréstimos para 100.000.000 um pouco confusa. Após confirmação com uma fonte dos "maus da fita" :D (Documento emitido pelo Federal Reserve Bank of Chicago - Modern money mechanics) cheguei à conclusão (se é que isso é importante) de que se passa mesmo assim: Por cada 10.000.000 criados pela Reserva Federal Americana a moeda cresce 100.000.000 quando forem realizados um máximo de empréstimos.

The Federal Reserve has spoken!

Anónimo disse...

Caro LFM

Nunca foi minha intenção chegar ao seu tão elevado nível de intelectualidade. Venho por isso, do alto da minha monstruosa ignorância, pedir as minhas mais sinceras desculpas pela minha ousadia de tentar participar ao seu lado neste blog. Os seus sábios comentários, riquíssimos em conteúdo e estilo, têm me feito perceber que é imperativo mudar diversos pontos na minha forma de pensar. Percebi, por exemplo, que talvez deva começar a ler a revista “Sábado”. Tanto quanto sei, é nesta ilustre revista, fonte inesgotável de saber, que o meu tão amado Pacheco Pereira tem a sua maior crónica. Talvez fosse bom começar a ler. Talvez um Margarida Rebelo Pinto, dizem que é acessível para quem não conhece a leitura. Ficaria imensamente honrado se o homem (ou será Homem?) que é uma península, cujo conhecimento parece não ter limites, se digna-se a dar-me umas recomendações. Estou neste momento completamente desamparado tal foi o impacto do seu precioso comentário cujo cópia já se encontra na minha mesinha de cabeceira.

Prometo que da próxima vez terei muito mais afinco, que tentarei fazer os possíveis para satisfazer os altos níveis de exigência por si impostos.

Os meus melhores cumprimentos,

Miguel Sequeira

P.S.: Se o Sr. Anónimo se julga capaz de ganhar esta feroz batalha pelo título do Mais Insultado ele que tire o seu cavalinho da chuva que eu cá já conto com 3 imbecis , 3 ignorantes e 2 atrevidos.

Anónimo disse...

Quem é o anormal do anonimo!!???
A parte de ser anormal anonimo é cobarde!!Nao te identificas?????

Ridere disse...

Já percebi que o meu blog já vai além da troca de ideias, agora também há troca de mimos!
Ao menos tá animado!

Anónimo disse...

Boas a todos os intervenientes, com tantos comentários só me restou ler na diagonal os diversos, e alguns vastos, textos.
Felicito o João, pelo facto de ter tocado, no seu último tema na essência do que este blog deveria ser, “espaço de debate de ideias”. Infelizmente, existem diversas intervenções que nada contribuíram para este última.
Independentemente do resto, gostei da intervenção do Miguel, e sobretudo gostei da resposta do João. Não se sentiu ofendido, e contra comentou com os seus próprios argumentos. Não houve ofensas, mas sim criticas.
Antes de continuar, devo publicar aqui, de quando me referi ao terrorista, Al Jazzera , etc… tratava-se de uma interpretação, e consequente encenação humorística do tom do tema que aqui comentamos. A revolução contra o sistema implementado mundialmente, o bem contra o mal, o mauzão EUA… a “teoria da conspiração”, etc. Nunca foi minha intenção atacar alguém.
Ainda em relação teu ultimo tema, apesar da escrita dura não me senti ofendido nem diminuído, soube sempre filtrar a as opiniões das agressões. Durante o blog é normal que os intervenientes, quando não tem conteúdo para resposta, ou falta de habilidade, utilizem as agressões e os apupos para disfarçar, por vezes, esses sim diminuindo-se a eles próprios.
Em relação ao Sr. Luis Filipe Miranda, foi difícil chegar ao seu nome, mas com mais atenção ao seu site, lá apareceu na capa do livro que julgo ter escrito. Em relação às suas intervenções, depois de chegar a parte no seu site, onde mostra uma foto de Mário Soares com o tema “Ouçam-no! Estou farto de vos dizer…”, só me resta aconselhar-te ansiolíticos, mas aconselho primeiro a visita a um especialista, é que este género de medicamento pode chocar directamente com mais alguma(s) coisa(s) que possa já estar a tomar, e desta forma acabar com o seu sofrimento de uma vez. Nós não queríamos isso… afinal de contas todos apreciam pseudo intelectuais, sobretudo os sem conteúdo. Como deve perceber são muito úteis na sociedade.
A minha falecida mãe desde cedo me ensinou que inteligência e perspicácia não advêm da educação. No entanto ensinou-me que não deveria atacar ou criticar gratuitamente pessoas que não conhecemos, e que nada de mal nos fez. Apesar de não a conhecer pessoalmente, tenho no entanto certeza que a Sra. Luisa Benevides é um excelente exemplo como mãe, mulher e esposa. Como tal, bom exemplo que deve ser, devemos aceitar aqui a sua lição de moral. Como vê já me identifiquei, e para que não se sinta ofendida, corrigi “Al Jazeera”. Obrigado por, mesmo que de uma forma leve, ter concordado com as minhas intervenções.
Viva as mães de todos nós! Sempre preocupadas connosco.
Este deve ser de facto um espaço de debate de ideias e reflexões, grandes ou pequenas, simples ou elaboradas. Quanto mais intervenções com ideias e interpretações, dos post colocados neste blog, oferece a todos que os lêem a possibilidade de aumentar o grau de intelecto e de consciência, permitindo assim uma melhor percepção e digestão intelectual dos acontecimentos no mundo que nos rodeia. A pluralidade de opiniões e pontos de vista é fundamento para o avanço da sociedade.

Continua a escrever o que te vai na alma, eu prometo comentar de forma construtiva.
PS: Prometo não encenar mais nada com menção a terroristas islâmicos. :)
Um abraço.

Anónimo disse...

Olá pessoal

tudo bem João? brother do Dário aqui..

Bem.. isto aqui está uma discussão acesa.. Pessoal! mais calma.. vamos lá acalmar a mente e sentir com o coração..

Isto já tem tantas palavras.. que nem consegui ler tudo!!

Compreendo-te perfeitamente João, estás aqui a escrever algo pleno de emoção, e certa raiva ao mesmo tempo.. porque o que tu dizes é VERDADE, e isso pode levar a que digam que é arrogância.. mas não mais do que a tida pelos nossos políticos..

Falam de comunismo.. etc.. na verdade estão a ser muito objectivos e não percebem o "GRANDE PLANO" de que o joão fala..
Quanto aos filmes.. são excelentes e as próprias palavras "Teoria da Conspiração" foram criadas para o efeito de desmentir quaisqueres provas!! .. é irritante já ouvir.. teoria da conspiração.. usadas para desmentir qualquer teoria diferente da do padrão actual da sociedade!
Mas para quem não acredita, digo-vos.. Existe uma diferença entre Conhecimento e Conhecer.. Conhecimento é a experiência de outro.. e conhecer é a nossa experiência! Por isso pesquisem se quiserem saber algo mais, pois se nos basearmos apenas no que nos ensinam na escola ou na televisão, ou na mente, seremos limitados!

...E se querem ir à raiz do problema.. começem pela Crescente Fértil (supostamente o Marco da nossa cultura) e afinal parece que foi antes um enterrar no lodo...

E não tenham medo se sentirem a vossa estrutura "abanar", mudanças só fazem bem.. sejam fisicas sejam de pensamento, e em vez de criticarem.. interroguem-se e pesquisem melhor! Olhem á vossa volta.. e perguntem se é assim que o mundo deveria estar!! Se a fome, o crime, a pobreza, os problemas mentais, etc.. já são tão normalissimos que a nossa mente já se acomodou...

Abraços e luz

Ridere disse...

Há coisas que são dispensáveis.
Não estava nada à espera de me encontrar no dilema de iniciar ou não uma certa moderação nos comentários do blog, ou seja, que passassem a ser lidos por mim antes de permitir que fossem publicados.

Ridere disse...

Quanto ao anónimo,

Essa condição de sem nome que utiliza não passa disso mesmo, uma vez que obviamente me conhece a mim e eu a ele. Só mantém esse estatuto porque ninguém sabe quem é, certamente tira disso um bom gozo.
Os seus comentários paternalistas não me dizem nada, pelo contrário.
Não tenho nada contra posts anónimos, mas no seu caso, se fizer questão de manter a mesma atitude, apaga-los-ei sem problema algum.

Tenho dito

Ridere disse...

Comentar sim, idiotice não!

The blogger has spoken!

Ridere disse...

Caro João Vaz,

Obrigado pelo comentário. Concordo contigo, isto de chamar teoria da conspiração a tudo é uma maneira de ridicularizar e diabolizar tudo à partida. Fazem-no com Lula da Silva, Fidel, Chavez e quaisquer outros que signifiquem qualquer coisa de diferente, sejam eles de esquerda ou não.

Abraço

Ridere disse...

PS Só eliminei um comentário do anónimo antónio amaral porque não era mais do que um insulto só.
Os comentários do lfm foram eliminados por ele.

Gostaria de manter este espaço para debate de ideias.

Os próximos comentários continuarão a aparecer automaticamente uma vez que considero que isso é essencial para manter o blog interactivo

Anónimo disse...

Meus Caros,

Eu quando me referi às Teorias de Conspiração não estava de modo algum a referir-me a Lula, Chavez ou Fidel... Estava antes a pensar no crescente número de teorias cujo único fundamento reside na imaginação de alguém. Como exemplos extremos, refiro-me à teoria em que o Bush, e vários outros políticos do mundo, são extraterrestres com a intenção, claro está, de nos colonizar. Ou então a teoria em que estes mesmo políticos são uma raça de lagartos verdes de inteligência superior com poderes capazes de darem aparência humana. Há neste mundo pessoas que garantem terem tido vislumbres destes lagartos... Ou ainda que o mundo é governado por doze famílias que saíram do Egipto, à não sei quantos milhares de anos, com a finalidade de comandarem o mundo.

Este tipo de teorias, a que eu me refiro de conspiração, não têm, a meu ver, grande importância. Na verdade, nunca vou saber se o Bush é ou não extraterrestre, lagarto ou egípcio e como tal prefiro gastar processamento noutras coisas.

Confesso que posso ter exagerado quando inclui o Zeitgeist no mesmo saco. Sem qualquer sombra de dúvida, este documentário é muito mais palpável que os três referidos acima. No entanto, enquanto escrevia, estava essencialmente a pensar na forma sensacionalista com que a ideia era apresentada.

Quando ao facto de se apelidar de Teoria de Conspiração a qualquer ideia nova não sei do que falam. Tal como tentei fazer passar no meu primeiro comentário, as ideias fundamentais do Zeitgeist – escravatura económica, liberdade ilusória, dinheiro fictício, etc... – não têm rigorosamente nada de original. Todos estes conceitos existem à mais de um século, antes mesmo da criação da FED.

Já agora aproveito para responder à pergunta que o João Vaz me faz no post “ Crise!”. Se eu acho que a crise foi planeada? Planeado, no verdadeiro sentido da palavra, acho que não, mas que alguém forçou a que isso acontece-se não tenho dúvidas. Vivemos numa época de Darwinismo Capitalista pelo que isso é de esperar. Já aconteceu antes, certamente aconteceu agora e voltará acontecer no futuro.

Antes que surjam mais insultos ou perguntas a colocar-me à direita, digo-vos já que não estou de modo algum contente ou satisfeito com esta situação! Nunca se devia ter deixado empresas crescerem desmesuradamente até se tornarem mais poderosos que os estados onde estas habitam como acontece com os bancos do Benelux ou da Alemanha. Nunca se devia ter dado vida própria à economia, dando o estatuto de pessoa legal à empresa. Nunca se devia ter deixado que o maior motor da globalização fossem as mega empresas multi-internacionais. Apesar de achar que o capitalismo não cairá assim e de não ter gostado do Zeitgeist não significa que concordo com o que se passa!!

Por fim, ainda em relação ao comentário do João Vaz no post “A Crise!” queria só dizer que o que aconteceu foi, de certo modo, um feitiço que se virou contra o feiticeiro. A maior força capitalista actual de controlo, o endividamento particular, foi, em grande parte, o causador desta crise. Tanto esticaram a corda que esta partiu. As pessoas deixaram literalmente de poderem pagar as prestações ficando os bancos com as dívidas. Também o dinheiro fictício, ou “mágico”, pode ser virado contra o feiticeiro. Se todos nós levantar-mos o nosso dinheirinho os bancos cairiam redondos, sem salvação possível, pois não haveria dinheiro para todos. Ouvi uma vez, que um economista (muito infelizmente não sei o nome) concluiu que se ninguém usa-se o cartão de crédito durante um ou dois dias o capitalismo cairia. Concluindo, as suas maiores forças são também as suas maiores fraquezas.

Eu cá acho que ele vai cair antes é pela base, pela força motriz de todo este sistema – pela falta de petróleo, este combustível barato que proporcionou todos estes exageros.

Peço desculpa pela extensão do texto.

Abraços,

Miguel

Ridere disse...

Eu também não estava a dizer que punhas os líderes da América do Sul no mesmo saco das teorias da conspiração. Mas ridicularizam-se as pessoas (os líderes) e as ideias (teorias da conspiração).

Anónimo disse...

HAHAAHAHAH!!!
Dá-me imenso prazer e alegria ver este teu fervor revolucionário!
Mais um que se junta ao clube dos desgraçados que tem a triste sorte de gostar da verdade nua e crua. Arrogante? Se calhar, mas até não fica nada mal! Há que enchovalhar a estupidez humana... não os estupidos, mas a estupidez! É que não há nada pior que debater o estado do mundo com pessoas que necessitam de salvar a sua visão do mundo para serem felizes. É preciso coragem para denunciar o que se passa, pois vão-te chamar todos os nomes possiveis e imagináveis. Não te esqueças que és um géniozito e que nem todos tem a facilidade que tu tens em pensar sobre as coisas. É por isso que uns guiam e outros seguem.
Junta gente à tua causa e de louco passas a líder!